Aulas Extras

Além da parte Pedagógica e Período Integral o Colégio CPD oferece também aulas extras curriculares compreendendo robótica, dança, capoeira e reforço escolar. Confira os benefícios e maiores informações sobre cada uma delas.

Ocorre uma vez na semana, para crianças do II período ao 5º ano.

A metodologia SMARTblocks consiste na prestação de serviços para aulas de Robótica Pedagógica com Orientadoras treinadas e capacitadas para trabalhar na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Disponibilizamos todo o material necessário para que as aulas sejam ministradas com qualidade e dinamismo.

O plano de aula é baseado em quatro pilares:

QUESTIONAR, PENSAR, DEFINIR e EXECUTAR

A partir desses pilares, desenvolvemos habilidades que farão diferença significativa na vida profissional, acadêmica e no relacionamento interpessoal do aluno.

Habilidades desenvolvidas:

• Raciocínio Lógico
  • Coordenação Motora
  • Trabalho em Grupo
  • Concentração
  • Liderança
  • Organização
  • Criatividade
  • Leitura de Imagem
  • Conhecimento
  • Senso Crítico
  • Autoestima

Dança

Ocorre uma vez na semana.

A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal, os passos coreografados ou livres são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos.

Do ponto de vista físico, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre o grupo. A criança estimulada a se movimentar explora com mais frequência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade.

De acordo com pesquisas recentes feitas na área da neurociência, é cada vez maior a relação entre o desenvolvimento da inteligência, os sentimentos e o desempenho corporal. Fica para trás, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.

Fonte: A Educação pela Dança, Paulina Ossona, 176 págs., Ed. Summus, tel. (11) 3862-3530.

Capoeira

Ocorre uma vez na semana.

A Capoeira é de suma importância para o desenvolvimento sócio educacional, é um instrumento que conduz o indivíduo ao seu progresso físico, moral e intelectual e espiritual. Permitindo o estudo de três conteúdos curriculares diferentes, já que é ao mesmo tempo uma luta, um jogo e uma dança.

A referida atividade trabalha o indivíduo em toda sua integridade. Desenvolve a atenção, a motricidade ampla, e diversas outras áreas podendo explorar aspectos que não são trabalhados nas matérias curriculares. É uma prática indissociável da música, necessita de pensamento rápido e qualidades outras que estimula o desenvolvimento das múltiplas inteligências.

Fonte: AREIAS, Anande das. O que é Capoeira. 4ªed, São Paulo, SP: Editora Tribo, 1998.

Aula particular

Aulas no período vespertino de reforço escolar para alunos do 1º ao 5º ano.

Alguns dos tópicos trabalhados são, por exemplo, no acompanhamento de deveres, alfabetização, auxílio em produções e interpretações de texto, assim como, em cálculos matemáticos.

Quando a criança é acompanhada em um reforço com a aula particular, os conceitos novos trabalhados em sala têm resultados ainda melhores para a criança, uma vez que muitos dos conteúdos vistos durante a aula por ele nunca fizeram parte de sua rotina. Dessa forma, com a aula particular a criança revê conceitos, reforça o que foi aprendido e até mesmo entende novos tópicos por diferentes abordagens.