Adaptação escolar

Estamos entusiasmados em poder participar do desenvolvimento das crianças que iniciam este ano letivo no Colégio CPD. Estamos com tudo alinhado só aguardando os pequenos.

No entanto, sabemos que o início de um ano escolar é um grande desafio para as crianças e entendemos que para os responsáveis também. Acaba gerando insegurança e incerteza, pois a criança gostaria de estar perto da sua família.

Em primeiro lugar, precisamos entender que a adaptação é um processo natural em qualquer campo da nossa vida. Pode levar tempo e requer muita energia. Principalmente dos responsáveis que precisam compreender e ter paciência para que as crianças se sintam motivadas e seguras para iniciar a rotina escolar.

Separamos algumas sugestões para serem colocadas em prática, e vamos confiar nisto.

• A criança precisa estar envolvida para ida ao colégio.

Na data anterior ao primeiro dia de aula, é ideal que a criança participe dos preparativos, como pegar a mochila, colocar os materiais dentro dela, escolher a roupa e o sapato que vai usar. Esse momento de organização é muito importante para dialogar e encorajar a criança psicologicamente.

Vale ressaltar que permanecer com esses preparativos diariamente ajuda a criança a ter senso de responsabilidade pelos seus pertences e ajuda no início da nova rotina.

• Criança precisa de rotina.

Uma nova rotina vai ser iniciada, é melhor que a criança esteja ciente desse processo. Sabemos que toda criança precisa de rotina, para que crie e mantenha hábitos em seu cotidiano e o colégio entrará na sua rotina!

Durante toda a semana, é importante que ela entenda que deve cumprir horários e realizar pequenas atividades. Entre elas, o horário das refeições, de se preparar para se deitar (escovar os dentes, vestir o pijama etc.), a hora de acordar, de assistir a televisão, o descanso após o almoço, o momento de fazer as tarefas da escola, entre outras responsabilidades compatíveis com sua faixa etária.

• O diálogo é muito importante.

Os primeiros dias de aula são os mais impactantes para as crianças, pois elas vão ficar grande parte do período com pessoas que não conhecem e distantes dos seus responsáveis. É fundamental que os responsáveis fortaleçam a informação de que logo a criança vai conhecer melhor as pessoas do colégio e tudo vai ficar bem divertido e afetuoso.

É importante tranquilizar a criança e demonstrar que o colégio pode oferecer muitas coisas boas, além de reforçar o quanto ela pode ter grandes experiências durante os momentos com a professora e os colegas.

Algumas crianças, principalmente da Educação Infantil, não conseguem compreender o real valor de frequentar o colégio para adquirir conhecimento. Por esse motivo, é importante encontrar uma forma de demonstrar a ela que ir para o colégio todos os dias é muito bom, fale sobre as atividades que ela vai realizar durante as aulas, na hora da recreação e em outros momentos em que estiver com os colegas.

• Incentive a criança a falar como foi o seu dia no colégio

É habitual os responsáveis fazerem aquela pergunta básica geral as crianças, quando voltam da aula: “Como foi seu dia no colégio?”, mas ao fazer questionamentos mais específicos, a resposta, normalmente, abrirá espaço para uma conversa sobre a adaptação. Faça perguntas, como:

O que você mais gostou de fazer no colégio hoje? O que você aprendeu hoje? Como foi na hora do lanche? Se divertiu com os colegas? Quem são seus novos colegas? Você está gostando do colégio?

• Veja de que forma se despedir da criança no colégio

Entendemos que dar um abraço e um beijo antes de deixar a criança gera envolvimento, aconchego, carinho e, às vezes, faz a criança se sentir sensível em ficar com pessoas que ela ainda não está adaptada.

Demorar na despedida acaba sendo doloroso, tanto para as crianças quanto para os responsáveis, pois, na verdade, em alguns casos, nenhum dos dois gostaria de se separar naquele momento. Sendo assim, o método considerado menos angustiante é apenas entregar a criança para o professor e explicar que logo retornará para buscá-la.

Como mencionamos lá em cima a adaptação é um processo, e é possível tornar menos dolorosa e sem traumas para as crianças. O apoio dos responsáveis nos dias de ida à escola e durante toda a semana é fundamental para que as crianças adquiram confiança na nova rotina.

Fontes: