Educação Infantil

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil no Colégio Primeiros Degraus é compreendida como uma importante aliada no desenvolvimento da criança.

Não consideramos aqui a Educação Infantil como uma etapa obrigatória na qual a criança pequena deva se “preparar” para ingressar no ensino fundamental-anos iniciais, ao contrário, acreditamos que as interações vivenciadas nos diferentes espaços de aprendizagens e os encontros criança/criança, criança/adulto, criança/adulto/família demonstram o devido respeito aos menores de acordo com sua idade, tempo e desenvolvimento.

Entretanto as linguagens orais e escrita bem como as ideias e conceitos matemáticos também irão compor nosso currículo na intenção de ampliar o repertório de conhecimento.

Para isso utilizaremos recursos pedagógicos e metodologias variadas como jogos, vídeos, brincadeiras livres e orientadas, músicas, teatro, contação de histórias.

Para orientação aos professores realizamos assessorias junto à direção e coordenação pedagógica com a finalidade de conversarmos sobre os planejamentos e encaminhamentos das atividades das crianças.  Estas assessorias têm como objetivos ajudar e auxiliar as professoras em seus planos de atividades diárias. Acreditamos que estes planos devem ser planejados de maneira que façam as crianças se sentirem desafiadas a pensar, narrar e descrever fatos ou ações das quais participaram.

As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. (Brasil, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, 2009).

Assim sendo, o CPD tem como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular.

O CPD atende nessa etapa crianças de 8 meses a seis anos, para crianças que de acordo com a lei completam 6 anos após 31 de Março e que devem ser matriculadas na Educação Infantil.