Colégio CPD.Primeiros Degraus.

Os Primeiros Degraus de um Grande Futuro.

Sobre o CPD

Localizada na Praia Comprida em São José, SC o Centro Educacional Primeiros Degraus LTDA é uma empresa familiar que atua no ramo da educação atendendo crianças do berçário (4 meses) ao 5º ano (11 anos).

O Centro Educacional Primeiros Degraus nasceu devido a um sonho de uma menina chamada Margarete da Silva Fernandes, que aos seus onze anos já trabalhava em casas de famílias cuidando das crianças para os pais terem momentos de lazer ou até mesmo para trabalharem. Essa paixão pelas crianças só foi aumentando, na medida em que Margarete crescia junto dela vinha o sonho de adquirir sua própria escola. Para tanto, começou a estudar o curso do magistério, o materno/infantil para alfabetização e, posteriormente, graduou-se em Pedagogia.

1992

Um sonho que se transformou em realidade! No mesmo terreno em que morava, Margarete destina parte do espaço para concretizar sua escola. A fim de mostrar seu trabalho e angariar futuros clientes, decide abrir as portas para, sozinha, receber e atender gratuitamente aqueles que tinham interesse. Assim nasce, no dia 2 de janeiro de 1992 na Rua Gentil Sandim, nº 11, Praia Comprida, São José/SC o Centro Educacional Primeiros Degraus. A proprietária relata que apesar de muita dificuldade, foi extremamente gratificante seu início.

1993

Aos poucos o CPD foi crescendo e recebendo mais alunos. Quando atingiu 15 matrículas, Margarete fez sua primeira contratação. Dividiu com a nova funcionária os serviços de atendimento ao telefone, faxina e cuidado das crianças, que antes fazia sozinha, para então iniciar seu trabalho pedagógico em alfabetização que tanto amava.

1994

Em 1994, grávida de sua primeira filha e com um número significativo de alunos, Margarete sente a necessidade de contratar mais funcionários e melhorar a estrutura. Na medida em que seus primeiros alunos iam crescendo, sua escola alavancava na mesma proporção. Todo o dinheiro arrecadado era reinvestido para as melhorias do CPD.

1997

Em torno de 1997, Margarete, que ainda lecionava nas turmas de alfabetização, deixa as salas de aula e dedica-se exclusivamente nos cargos de direção e administração do CPD.

1998

Em meio a muita dedicação, empenho e trabalho, Margarete, aos poucos ia aumentando os serviços do Colégio Primeiros Degraus com mais turmas. Em 1998 dá início à ao Ensino Fundamental I com a turma da 1ª série.

2001

Uma vez que as crianças iam se formando no Ensino Fundamental, novas turmas abriam e mais funcionários eram contratados. Em 2001 a primeira turma se forma a 4ª série, último ciclo de atendimento da instituição, que atualmente chama-se 5º ano.

2002

Grávida do seu segundo e último filho, Thiago Fernandes, Margarete conclui sua graduação em pedagogia e finalmente começa a responder oficialmente por todos os documentos do Centro Educacional Primeiros Degraus.

2007

Em torno de 2007, Margarete, que ainda dividia o local de sua casa com a escola, decide se mudar. O local passa então, a ser exclusivamente do Colégio Primeiros Degraus. A estrutura passa por diversas obras e adaptações.

2009

Em 2009, observando a necessidade de dividir suas tarefas, Margarete convida seu marido, João Batista Fernandes, para assumir a parte financeira da instituição. Sua filha, que literalmente cresceu no CPD, também já ajudava nas tarefas que lhe eram designadas. A empresa passa a ser ainda mais familiar.

2016

Em 2016, Margarete convida sua filha Maria Eduarda Fernandes, que atualmente busca formação na área de Administração, a assumir a Coordenação do CPD. Procura ensiná-la com a pretensão de que continue seu trabalho após sua aposentadoria.

2016

Em 2018, Margarete da entrada no processo de sua aposentadoria e procura passar a responsabilidade da instituição para sua filha, Maria Eduarda Fernandes. Para tanto, o Colégio Primeiros Degraus contrata a Coordenadora Jenifer Cristina Favretto, pedagoga e pós graduada em Gestão Educacional para auxiliar nesta transição e continuidade.

Missão

Oferecer não somente uma educação de qualidade, mas promover o bem-estar, o respeito, a cidadania e a justiça. Contribuindo com a formação humana acadêmica e desenvolvimento social.

Visão

Ser um centro educacional de referência nas práticas pedagógicas e criativas, conectado com o trabalho cooperativo e responsável para formação de uma sociedade consciente e justa.

Valores

Empatia, autonomia pessoal e coletiva, responsabilidade, respeito às diferenças, cooperação e justiça.

Filosofia

Promover aos estudantes o desenvolvimento de suas competências e habilidades por meio de conteúdos, atividades lúdicas, vivências e variadas experiências.

Princípios

Ética, a legalidade, a integridade, a excelência, o pioneirismo e a valorização das pessoas.
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.