05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm. Acesso em 10 de junho de 2019.

No CPD meio ambiente é assunto sério

No CPD o assunto “meio ambiente” é tratado com seriedade e responsabilidade no dia-a-dia das crianças, seja por meio de conteúdo ou no momento do lanche com a separação do lixo em reciclável, descartável e orgânico. Possuímos ainda no parque uma composteira, onde descartamos as cascas de frutas/legumes/verduras.  Nossa intenção é que estas separações façam parte da vida de todos desde cedo.

Neste dia 5 em específico, trabalhamos com diversas atividades para abordar este assunto de importância mundial, em diversificadas turmas foram confeccionados desde canudos de papel, cartazes com materiais reciclados, aulas audiovisuais explicativas, confecção de objetos com material reciclado, entre outros. Tivemos também um desafio no início da semana, onde o ensino fundamental deveria pesquisar e trazer imagens e notícias sobre o meio ambiente. Desafio cumprido! Construímos coletivamente um “Tapete do meio ambiente” que utilizamos como frase protagonista “Nós também queremos construir nossa história!”,  para que juntos possamos refletir: Como as crianças terão esse direito se nós os adultos responsáveis não mudamos nossas condutas de preservação e cuidado? Que exemplo estamos dando?

Vocês não estão sozinhos nessa, sugerimos algumas dicas as crianças e agora para você carp leitor. Comece praticando os 5R’s:

Repensar hábitos e atitudes de consumo;

Reduzir geração de lixo;

Reaproveitar aumentando a vida útil dos produtos;

Reciclar transformando materiais beneficiados em matéria prima para novos produtos;

Recusar não consumindo produtos que geram impactos ambientais significativos, e que não sejam essenciais.

Não acabou! Existem outras formas de cuidarmos do nosso planeta, seguem algumas dicas sustentáveis:

Com essas ações em um ano você terá reduzido 255 kg de lixo, economizado 150 litros de água, assim como, economizado 1345 kwh de energia e salvo uma árvore!

Com responsabilidade – escola e família – construímos um mundo melhor para nossas crianças e degrau a degrau evoluímos juntos!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Perdeu sua senha? Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.