Você é exemplo de uma alimentação adequada?

A alimentação adequada na infância é fundamental para manter uma boa qualidade de vida da criança, pois este pilar auxilia diretamente no crescimento e desenvolvimento infantil. Com o intuito de prevenir doenças metabólicas e estimular os bons hábitos alimentares, é importante que os pais mantenham um estilo de vida saudável para dar o exemplo e também, que a escola seja um espaço estimulador desta prática. As crianças costumam copiar o comportamento alimentar dos parentes mais próximos e dos colegas com quem convivem.

Uma vez que é na infância que se constrói o hábito alimentar que será repercutido nas condições de saúde até a sua vida adulta, é de extrema importância a implementação de ações de incentivo à adoção de estilo de vida e hábitos saudáveis tanto em casa, quanto na escola.

Diante disto, procure priorizar boas refeições em família envolvendo a criança neste processo, seja com as compras ou com ajuda no preparo dos alimentos. Lembre-se que a conversa importa tanto quanto a comida. Converse sobre assuntos do bem e leves, desta forma, irá estimular a criança a expressar seus pontos de vista, aprender a respeitar opiniões alheias e a desenvolver mais vocabulário.

Elisa de Espíndola

Nutricionista – CRN10 3016.

Dica da Nutri – Receita de Bolo de Cenoura

Ingredientes

– 3 ovos

– ½ xícara de chá de óleo

– ¾ de xícara de açúcar demerara

– 2 cenouras descascadas e picadas

– 1 xícara de farinha de arroz integral ou xícara de trigo integral

– 1 xícara de aveia em flocos finos – 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Bata os ovos, o açúcar, a cenoura e o óleo no liquidificador. Misture em uma tigela a farinha, a aveia, o fermento e acrescente a mistura de líquidos até ficar homogêneo. Transfira para uma forma untada. A forma pode ser a com um buraco no meio ou de bolo inglês. Asse em forno pré-aquecido a 180° por 30 minutos ou até passar no teste do palito. Rende um bolo pequeno

COBERTURA PARA BOLO

Ingredientes

– 100g de chocolate meio amargo

– 100ml de leite de coco

Modo de preparo

Misture os ingredientes em fogo baixo até ficarem homogêneos, em seguida acrescente ao bolo e sirva.